Você sabe como surgiram as Choppers e Bobbers?

Você sabe como surgiram as Choppers e Bobbers?

A INDÚSTRIA MUDOU APÓS A GUERRA Usinas de aço cresceram e se tornaram a principal fonte de empregos pois além de produzir veículos militares, também produziam munição para a guerra. Grandes fábricas como GM, Ford e Chrysler praticamente pararam sua produção normal para atender a demanda militar. O aço se tornou uma commodity importantíssima naquela época, empregando milhões de pessoas. A mudança também permaneceu uma constante após a guerra. Militares americanos endurecidos pela batalha, influenciados pelos costumes europeus aos quais se acostumaram nos anos anteriores, trouxeram para casa ideias novas e interessantes que influenciaram tudo, desde a maneira como os americanos se vestiam até a aparência de seus veículos.
 
O PROCESSO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA BOBBER Pegue a bobber, por exemplo. Antes da Segunda Guerra Mundial, as motocicletas se tornaram cada vez mais populares. Quando os militares americanos voltaram para casa, sua popularidade explodiu ainda mais. Os soldados usaram seus conhecimentos mecânicos adquiridos para projetar e personalizar bicicletas que eram verdadeiramente únicas para seu tempo.
 
 
Motos leves e aerodinâmicas que dominavam as estradas da cena européia agora pareciam estar acelerando pela paisagem americana. Tudo o que era visto como "extra" era retirado da moto para diminuir o peso e torná-la muito mais rápida. Pára-lamas, luzes, espelhos, qualquer coisa que não tornasse a moto mais rápida acabou sendo descartada em um esforço para aumentar a velocidade máxima e o manuseio das motocicletas americanas Harley-Davidson e indianas, que eram muito mais pesadas do que suas contrapartes européias. Essas motos personalizadas com suas peças bobber mais leves foram as criadoras do que hoje conhecemos como bobbers. Para a maioria das bobbers, o pára-choque dianteiro foi removido, enquanto o pára-choque traseiro foi reduzido ou "bobbed". Qualquer coisa considerada supérflua deve ser removida para tornar o veículo o mais leve possível.
Muitas pessoas hoje associam o termo bobber a motocicletas vintage ou modernas personalizadas, muitas vezes despojadas dos mesmos bits supérfluos de seus predecessores, além de possivelmente um ou ambos os espelhos, indicadores de direção e até medidores.
 
A DIFERENÇA ENTRE BOBBER E CHOPPER
O que diferencia o bobber vagamente definido de seu primo Cruiser bem conhecido, o chopper, é que eles geralmente são mais práticos e construídos para velocidade e manuseio, mantendo a geometria do quadro e do garfo para manuseio adequado e velocidade máxima, enquanto o chopper geralmente busca estilo .
 
Esse estilo pode assumir a forma de quadros altamente modificados, extremidades dianteiras estendidas, pequenos tanques de gasolina; as combinações são inúmeras. Embora o estranho não veja muita diferença entre esses estilos, tende a ser a "função antes da forma" que ajuda a identificar aquelas motocicletas que alguns chamam de bobbers.
 
 
A HISTÓRIA DA CHOPPER
Discutimos o nascimento e a história da bobber. As bobbers, embora tenham sido um fator importante na evolução das próprias motocicletas, diferiam de seus descendentes chopper.
 
Como a palavra indica, as motos chopper eram frequentemente cortados e soldados para alongar o quadro e, obviamente, desses novos quadros das choppers personalizados surgiu a necessidade de peças customizadas. Embora o espírito das modificações permanecesse o mesmo, as Choppers levaram a tendência a um nível totalmente novo.
 
 
 
Claro, o bobber não foi necessariamente desenvolvido com a estética em mente, embora isso muitas vezes fosse um subproduto de suas modificações. Na época, era sobre velocidade e desempenho. Resumindo: Bobbers eram funcionais e voltadas ao desempenho, Choppers eram estilosas e voltadas à beleza.
 
POR QUE OS CORREDORES USAVAM CHOPPERS DEPOIS DA GUERRA?
Desde o final da década de 1930, as pessoas estavam usando leitos de lagos secos como pistas de corrida improvisadas em várias regiões isoladas do país, principalmente no sul da Califórnia. Essas pistas de terra e lama obviamente exigiam um desempenho que você simplesmente não conseguia em motos projetadas para o asfalto; diferentes especificações de manuseio e suspensão foram necessárias.
 
 
A formação da Southern California Timing Association ajudou a sancionar tais eventos e serviu para validar a cultura do hot rod de certa forma. Os motociclistas queriam entrar e precisavam encontrar uma maneira de acompanhar (literalmente!) a cena do hot rod em constante evolução.
 
Muitas das primeiras motos personalizadas foram cortadas da Harley e, na época, você podia praticamente roubar ou conseguir um bom negócio com as motos Harley Davidson em leilões militares ou policiais. A Sportster era um modelo bastante popular para modding, sendo acessível e facilmente personalizável.
 
 
Em pouco tempo, as pessoas estavam fazendo suas próprias peças Sportster customizadas, adicionando cromados da maneira que podiam, cortando quadros e personalizando todos os detalhes imagináveis ​em suas motos.
 
A EVOLUÇÃO DA ESTÉTICA CHOPPER
No final dos anos 1950, hot rods e Choppers competiam nos mesmos eventos, e os fenômenos haviam crescido de uma subcultura geograficamente isolada para uma mania nacional.
 
À medida que crescia em popularidade, a estética se tornava cada vez mais um motivo para personalizar seu passeio (esse foco na aparência inspiraria mais tarde a aparência do quadro hardtail da moto de Peter Fonda em Easy Rider, que levaria a cena de peças personalizadas para Choppers a um nível totalmente novo nível de popularidade).
 
 
 
 
POR QUE APARECE A TENDÊNCIA DE CUSTOMIZAÇÃO?
É praticamente impossível exagerar a importância do efeito da Segunda Guerra Mundial na evolução das Choppers. Havia mais de 7 milhões de soldados americanos estacionados no exterior no final da guerra, muitos dos quais treinados em mecânica, soldagem e/ou engenharia. O conhecimento desses soldados impulsionaria a evolução dos motores.
 
 
Toda a nossa economia parou e se concentrou em vencer a guerra. Isso deixou um excedente de todos os tipos de ligas, fábricas e motores, sem uso imediatamente óbvio ou prático. Esses motores excedentes seriam ótimos motores para a sua Chopper customizada.
Ninguém pensaria em agradecer ao presidente Dwight D. Eisenhower por suas contribuições para o mundo das peças personalizadas para as motos Chopper, mas depois de assinar a legislação para emprestar aos aliados US$ 50 bilhões em ajuda para combater o eixo, muitos países europeus se viram em uma enorme quantidade de dívida financeira com os Estados Unidos. A Grã-Bretanha havia emprestado mais de US$ 30 bilhões.
 
 
Agora, nós, entusiastas de Chopper, gostamos de pensar nisso como um investimento em nosso hobby, já que o popular fabricante Triumph enviaria a maioria de suas motos para os Estados Unidos para ajudar a saldar essa dívida. A Triumph já havia dado o tom para os dois cilindros em linha, lançando o Triumph Speed ​​Twin em 1937. Esses motores de dois cilindros eram leves, compactos e, talvez o mais importante, fáceis de manter e modificar. As peças customizadas da chopper Triumph estavam sendo hackeadas e soldadas em garagens em toda a América.
 
 
CHOPPER ATUALMENTE
Avanço rápido para os dias atuais, e a cena Chopper está prosperando mais do que nunca. Depois de uma revitalização na cultura chopper na década de 1990, realmente qualquer um poderia customizar sua moto da maneira que quisesse.
 
Avanços nas técnicas de engenharia e fabricação, bem como a fundação de muitos outros fornecedores de peças de reposição trouxeram peças customizadas para qualquer pessoa. Aqui no Brasil há várias oficinas e customizadores especializados em motos Chopper e atualmente há eventos voltados para motos desse estilo. Não podemos deixar de falar do Against the Wind em Curitiba que na sua segunda edição já juntou uma grande quantidade de amantes de motos desse estilo e, nos Estados Unidos o já tradicional Born Free.
 
 
Texto adaptado de Tyler Malinky - LowBrow Customs
Assista ao vídeo
Voltar para o blog

Deixe um comentário